Aluna sumidourense fez parte da mesa diretora da 7ª edição do Parlamento Juvenil na ALERJ

A 7ª edição do Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Rio (PJ-Alerj) foi instalada na segunda-feira (04) e já teve seu presidente eleito. O estudante do município de Nilópolis, Baixada Fluminense, Júnior Bertucci, 19 anos, foi assumiu o cargo após receber 21 votos entre os 82 possíveis. A eleição foi feita após a instalação da sessão do PJ, realizada no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, presidida pela deputada Cida Diogo (PT). “Essa experiência é muito importante, pois a Casa estimula a juventude a entender que a política é importante para a vida de todos e que temos que contribuir com atitude e ações para melhorar a situação do nosso estado”, explica a parlamentar. Foram diplomados 82 jovens de 78 municípios.
O presidente eleito é aluno do colégio Estadual Professor Mário Campos e está no 3º ano do Ensino Médio. Esta é a segunda participação de Júnior: “Estou me sentindo lisonjeado com essa juventude que apostou em mim, pois já faço um trabalho de apoio aos grêmios estudantis da Baixada e acredito que tenho muito a contribuir nessa semana como presidente. Pretendo buscar a união entre todos os parlamentares para que possamos aprovar o melhor projeto para encaminharmos ao governador”, pontua Junior, que foi eleito junto com o 1º vice-presidente, Jonanthan Werneck (Seropédica), o 2º vice-presidente, Philippe Paiva (Porto Real), a 1ª secretária, Valéria Rodrigues (Sumidouro), e a 2ª secretária, Irlane Maciel (Carapebus), ex-presidente do PJ em 2012.
O Parlamento Juvenil é realizado anualmente em parceira com a Secretaria de Estado de Educação, (Seeduc). “O PJ é uma verdadeira escola de democracia. Aqui é possível formar os novos quadros para a política e inovar ideias”, acredita o orientador e coordenador-geral do projeto, Eduardo Nunes. A próxima etapa, nesta terça-feira (05/11), será a defesa dos projetos de lei elaborados pelos parlamentares juvenis. O estudante do 1º ano do Ensino Médio, Luan Peixoto, 19 anos, do município de Belford Roxo, Baixada Fluminense, por exemplo, apresentou proposta focada na entrada dos jovens no mercado de trabalho: “Meu projeto incentiva os alunos da rede pública a ingressarem no mercado de trabalho com mais facilidade, através de parcerias que podem ser feitas com empresas e instituições”, diz o estudante do Colégio Estadual Presidente Kennedy.
Ex-parlamentares juvenis e familiares também prestigiaram o evento. O ex-parlamentar juvenil e atual vice-prefeito de Laje do Muriaé, região Norte do estado, Léo Dubary, disse que a partir de sua participação teve inspiração para continuar na carreira política: “Fui vereador em 2008, presidente de partido, candidato a deputado estadual em 2010 e hoje sou vice-prefeito. Aprendi no PJ que o jovem precisa fazer política, porque o jovem tem mais garra para cobrar as ações junto às autoridades públicas”, conclui.
Também estiveram presentes no evento a deputada Clarissa Garotinho (PR), o secretário de Estado de Habitação, Rafael Picciani, a coordenadora do PJ na Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), Jane Milan, a presidente do Conselho de Juventude do Estado do Rio, Adrielle Saldanha, e o superintendente de Políticas para a Juventude do Estado do Rio, Tiago Saldanha.

A aluna do CIEP 283 - Maria Amélia Pacheco, Valéria dos Santos Rodrigues (d), fez parte do Plenário eleita 1ª secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matérias