Prefeito Juarez Corguinha participou do I Encontro Regional de Gestores de Segurança Pública em Nova Friburgo

O prefeito Juarez Gonçalves Corguinha e o Comandante da Guarda Municipal Willer Ribeiro Perez, estiveram presentes no I Encontro Regional do Programa de Segurança Pública, realizado na última terça feira 13, no Município de Nova Friburgo, com a presença do Secretário Estadual de Segurança Pública José Mariano Beltrame, chefe da polícia Civil delegada Martha Rocha e o Comandante Geral de Polícia RJ coronel José Luiz Castro Menezes, vários delegados e coronéis de Polícia e comandantes de Guardas Municipais. 
Visando um alinhamento estratégico com as políticas de segurança dos municípios, a secretaria do Estado de Segurança Pública pretende definir uma agenda de prioridades de reorganização abordando as questões da segurança em parceria do município com Polícia Militar, Polícia Civil e Guardas Municipais, fomentando a multiplicação de boas práticas na prevenção social do crime e até garantido uma segurança.
O encontro foi parte do Programa “Compromisso pela Segurança”, que visa promover diálogos e definir ações que fortaleçam as políticas de segurança pública no Estado do Rio de Janeiro e seus municípios.
Na ocasião, foram abordadas questões de segurança norteadas por ações preventivas, com incentivo à participação da sociedade e a implantação de uma política moderna, técnica e legal que, atue no pleno desempenho das unidades policiais, criando condições para a utilização de instrumentos e mecanismos que reflitam efetivamente na sociedade. A elaboração de um planejamento estratégico baseado em metas e o diálogo de eixos comuns a toda região foram temas prioritários da discussão.
Aproveitando os temas discutidos, o prefeito Juarez Corguinha solicitou ao Secretário de Segurança, José Beltrame, que priorize o efetivo de Polícia Militar no DPO recém construído  na localidade de  Campinas.  Com a efetivação do posto, a localidade irá receber mais segurança, além dos diversos benefícios que ocorreram com a presença da Polícia Militar no 2º Distrito.
“Fiz o pedido ao secretário José Beltrame para que possamos receber no novo DPO na localidade de Campinas um novo efetivo da Polícia Militar, assim, iremos oferecer aos moradores mais segurança e desenvolvimento. Com o funcionamento diário e efetivação permanente da polícia na DPO, a localidade poderá receber uma agência da LOTERJ junto com a Caixa Econômica Federal, além de terminais bancários de outras instituições financeiras que poderão ser instalados dando suporte aos moradores da localidade”, informou o prefeito Juarez.
O secretário José Mariano, atento as reivindicações do prefeito sumidourense, anotou em sua agenda as solicitações e ficou de avaliar a possibilidade junto com o comando da Polícia Militar para o aumento do efetivo da Polícia em Sumidouro.
O evento, ainda contou com apresentação da RISP – Regiões Integradas de Segurança Pública – que compõe sete municípios da região, através do tenente-coronel Moretzsohn, que sinalizou para uma série de propostas com o objetivo de aprimorar as políticas de segurança a partir de indicadores estratégicos e, segundo esses dados, obter os resultados positivos que a população espera de uma gestão de política pública.
O encontro em Nova Friburgo conseguiu alinhar diversos pontos e estabelecer um diálogo evolutivo no que se refere à união dos municípios e, no papel de cada um para a valorização dos recursos humanos e o desenvolvimento das questões operacionais e estratégicas.

Para finalizar o encontro foi realizada uma plenária de apresentação dos grupos de trabalho e definida a agenda de prioridades do Programa “Compromisso pela Segurança”. A próxima reunião ficou marcada para o mês de outubro.

 Willer Ribeiro Perez, Juarez Corguinha, Secretário Estadual de Segurança Pública José Mariano Beltrame, chefe da polícia Civil delegada Martha Rocha 


Willer Ribeiro Perez, Juarez Corguinha, 
Secretário Estadual de Segurança Pública José Mariano Beltrame


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matérias