Martinho da Vila divulga Filme/Documentário e fala sobre a cidade, projetos e carreira

Em nota publicada em 2011 (+1 Documentário sobre Martinho da Vila), o cantor, compositor e escritor bibarrense Martinho da Vila, será protagonista do mais novo filme/documentário do músico, ator e produtor francês Georges Gachot, que desta vez volta o olhar para os ares do samba.
Na tarde de quarta-feira (23) tivemos a honra de conversar com esse grande nome da MPB (Música Popular Brasileira), Martinho da Vila, que nos recebeu em sua fazenda em Duas Barras, em clima bem descontraído e com o carisma de sempre. Na companhia do Secretário de Cultura Ailton taboas, do Assessor de Imprensa Reinaldo Rocha e da amiga Roberta Abib, nossa equipe conversou com o sambista por mais de dez minutos, e esse bate-papo nos rendeu informações inéditas que o DuasBarras.com trás com exclusividade para você.
Inicialmente a visita foi motivada pelo possível lançamento do novo Filme/Documentário em nossa cidade, o que logo foi desmentido, já que o produtor Georges Gachot, virá ao município nesta sexta (25) apenas para uma ‘sessão fechada’ na sala de cinema Cacá Diegues, onde será exibido para Martinho e convidado especiais, uma prévia do filme que será lançado somente no ano que vem na Alemanha e na França por uma distribuidora Européia. Entre os convidados para a sessão exclusiva, estão o Prefeito de Duas Barras Alex Rodrigues Leitão e a Drª. Juíza do município Maria do Carmo Alvim Padilha Gerk. Martinho também manifestou a intenção de realizar uma parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo do Município, para exibir o filme aqui em Duas Barras, assim como foi feito com o Documentário “Filosofia de vida – O pequeno burguês”, em 2004. Segundo o cantor, durante a nova produção haverá diversas cenas de sua terra natal, Duas Barras e de sua Escola de Samba de coração, Vila Isabel.
Embalados pela importância do trabalho que vinha sendo realizado em prol da comunidade bibarrense, aproveitamos a oportunidade para questionar o Artista Bibarrense sobre o retorno das atividades do Instituto Martinho da Vila, ele nos esclareceu que as obras eram extremamente necessárias devido a sede ter apresentado problemas estruturais, mas que a reforma já está sendo finalizada e com o acompanhamento da esposa Cléu e o apoio da Petrobrás o novo projeto prevê novos espaços no local, incluindo um mini teatro. Martinho ainda lembrou que no início da instituição, a sede serviu de escola para a alfabetização de alunos da localidade e em breve o local voltará a fomentar o conhecimento e semear por toda a região.
Sobre trabalho e carreira(s), o cantor, compositor e escritor revelaram em primeira mão que no início do primeiro semestre de 2014, provavelmente antes do carnaval, lançará um novo livro que contará, de forma divertida, como funciona a construção do samba enredo. O exemplar será acompanhado por um CD e um DVD e também tem chances de haver lançamento com noite de autógrafos em Duas Barras. O último livro lançado por Martinho foi em 2012, intitulado “o nascimento do samba” voltado para o público infanto-juvenil. Martinho também disse que o inédito produto ‘Sambabook’, que é uma caixa contendo Livro Biodiscográfico, partituras, CD’s e DVD, também está entre os produtos com grande sucesso e evidência no mercado fonográfico.
Quando o assunto é a terra natal, declara, “minha cidade, pra mim é o melhor lugar do mundo”. O artista disse que sente a necessidade de passar um tempo em Duas Barras, pois isso lhe dá tranqüilidade para lidar com a vida agitada das grandes metrópoles. Em relação a homenagem feita com uma estátua no mirante da cidade, Martinho relata que o local ficou muito bonito e a escultura também foi muito bem feita pelo conhecido artista Ique. O sambista ainda brinca que recebeu relatos de pessoas que vão a sua procura na cidade, e quando não acham, tiram foto com a obra. Ainda sobre Duas Barras, ele explica que a sua ligação com as Folias de Reis, foi uma herança de família, pois aprendeu com seus pais a apreciar essa cultura. Ele lembra que chegou a levar foliões para participar de shows no Rio de Janeiro, na Bahia e em São Paulo e que isso causou muitas situações irreverentes e inusitadas, mas que foi uma boa experiência e essas pessoas tiveram comportamento exemplar.
Por fim, o músico enviou recado aos bibarrenses para que continuem mantendo a cidade limpa e bem cuidada, pois todos os comentários que recebe são positivos e é evidente que Duas Barras possui um encanto: quem aqui vem, sempre quer voltar.

Por Ricardo Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matérias